Publicado em 16/11/2012
Por Editor

Escritor tocantinense é destaque no Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea
Jornalista, poeta, cronista e ativista cultural, Zacarias Martins têm publicados seis livros individuais

O poeta Zacarias Martins é  o único representante da literatura tocantinense presente no Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea – 2012, lançada neste mês no Rio de Janeiro, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE). A obra reúne textos selecionados de autores de 19 Estados brasileiros, além do Distrito federal. Zacarias Martins participa dessa publicação com a poesia premiada Uma questão de Felicidade.



O poeta disse que é um grande privilégio participar desta antologia, destacando sua importância  no contexto literário brasileiro por se tratar de um documento histórico, já que nela estão publicados trabalhos poéticos considerados entre os melhores produzidos na atualidade.

O AUTOR
Jornalista, poeta, cronista e ativista cultural, Zacarias Martins têm publicados seis livros individuais: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004), todos no gênero poesia. Em 2008, publicou o seu primeiro livro de crônicas Histórias da História de Gurupi, livro indicado por duas vezes para o vestibular do Centro Universitário Unirg. Participa, ainda, com trabalhos em várias antologias literárias.

Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins (1989-1990). Em 1989 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 21.

Na Associação de Artes de Gurupi, exerceu vários cargos na diretori. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo o eleito seu primeiro presidente (1999-2000). Ajudou a fundar a Academia Gurupiense de Letras, da qual é Secretário-Executivo e ocupa a cadeira de nº 12.

Possui várias condecorações, entre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural Presidente Tancredo Neves e o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi.

Ana Paula Pacheco





0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO:



Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraíso Web.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Portal Paraíso Web poderá barrar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Os e-mails dos usuários são divulgados no site.

Nome:
E-mail: (opcional)
Smile: smile wink wassat tongue laughing sad angry crying 


Digite as duas palavras no campo abaixo e depois clique em "Adicionar meu comentário".

| Esqueça-me









últimas festas/eventos
  • Corrida Remo 2015 . 05.11.2015
  • .................................................................
  • Copa Tocantinense de Velocidade na Terra . 24.10.2015
  • .................................................................
  • Mavericks . 1ª Confraternização de Motociclistas . 24.10.2015 . Parte 3
  • .................................................................















    Follow us on Twitter
    Tocantins Notícias

    SDW - Soluções de Desenvolvimento Web
    Contato: suporte@paraisoweb.com.br
    Copyright 2010 - 2015 © - Todos os direitos reservados.