Publicado em 27/11/2012
Por Editor Júnior

Núcleo de Hemoterapia de Gurupi homenageia doador voluntário de sangue
O Núcleo de Hemoterapia de Gurupi atende a todos os hospitais da região Sul do Estado

Neste domingo, 25, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário e para lembrar a data e homenagear estes heróis que optam por salvar vidas, o Núcleo de Hemoterapia de Gurupi ofereceu nesta segunda-feira, 26, um delicioso café da manhã aos doadores voluntários e também uma camiseta.



Na última semana, a equipe de captação de sangue entrou em contato com os doadores voluntários convidando-os para participarem da confraternização. Cerca de 20 doadores compareceram, destes, 15 doaram. E também foram ao local, doadores que nem se lembravam da data, como o operador de máquinas, Edmilson Alves, que doa há 18 anos. Ele relatou que tomou a iniciativa de doar quando um amigo precisou e, depois disso, nunca mais parou.

Edmilson fala da satisfação em ser um doador voluntário. “É muito bom saber que posso salvar uma vida. Eu acompanho o período de doação e sempre venho dentro do prazo e acho que todas as pessoas saudáveis poderiam fazer este ato”, destacou.

Quem também compareceu ao Núcleo foi o estudante de odontologia, Jonas Tavares, que ajuda a salvar vidas desde 2004. Ele decidiu ser voluntário quando uma amiga o convidou. “Uma amiga me disse: - sou doadora por que você também não se torna? Achei interessante e aí iniciei esse ato de amor”, relatou.

A responsável pelo setor de captação, Jackeline Bittar, comentou que a data é apenas uma simbologia porque todos os dias são dias de doação voluntária. Ela afirmou que para o banco de sangue funcionar bem é preciso uma média de 250 bolsas no estoque, porém o Núcleo de Gurupi está funcionado com uma média bem abaixo: cerca de 180 bolsas.

“No fim de ano a nossa preocupação aumenta porque o número de doações cai e a demanda cresce devido a acidentes. Então é importante o doador antes de viajar em férias passar no Núcleo de Hemoterapia e fazer sua doação”, explanou.

O Núcleo de Hemoterapia de Gurupi atende a todos os hospitais da região Sul do Estado.  

Para doar a pessoa precisa ter entre 16 e 17 (com autorização dos pais) a 68 anos, peso acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e nem fumado pelo menos duas horas antes do ato e também deve ser evitado alimentos gordurosos.

Os voluntários podem procurar o Núcleo de Hemoterapia de Gurupi de segunda a sexta-feira, de 7h as 12h, que fica situado à Rua 01 entre as avenidas Ceará e Pernambuco, ao lado do SAMU. O telefone é 3312-2237.





0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO:



Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraíso Web.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Portal Paraíso Web poderá barrar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Os e-mails dos usuários são divulgados no site.

Nome:
E-mail: (opcional)
Smile: smile wink wassat tongue laughing sad angry crying 


Digite as duas palavras no campo abaixo e depois clique em "Adicionar meu comentário".

| Esqueça-me









últimas festas/eventos
  • Corrida Remo 2015 . 05.11.2015
  • .................................................................
  • Copa Tocantinense de Velocidade na Terra . 24.10.2015
  • .................................................................
  • Mavericks . 1ª Confraternização de Motociclistas . 24.10.2015 . Parte 3
  • .................................................................















    Follow us on Twitter
    Tocantins Notícias

    SDW - Soluções de Desenvolvimento Web
    Contato: suporte@paraisoweb.com.br
    Copyright 2010 - 2015 © - Todos os direitos reservados.