Atualizado em 20:11

Mame – Emulador de Arcade



M.A.M.E.

Você gosta (ou gostava) de arcades/fliperamas, e está interessado em emulação? Então precisa conhecer o Mame.

M.A.M.E. – Multiple Arcade Machine Emulator (emulador de múltiplas máquinas de arcade) é um dos projetos mais bem estruturados de emulação open source desde seu surgimento, em 1997. Seu autor inicial foi Nicola Salmoria (da Itália), mas hoje em dia inúmeras pessoas contribuem para o código de alguma forma (inclusive brasileiros). Já tem em sua lista cerca de 4.000 roms (jogos) catalogados (nem todos emulados com perfeição).

Atualmente está em sua versão 0.144 (lançado 13 de novembro) e continua com melhorias e incorporação de jogos. Abaixo alguns exemplos de games que rodam:

Final Fight, Marvel vs. Capcom e Pac-Man:

O que preciso para rodar um jogo no Mame?

  1. A versão do emulador com interface para Windows (conhecido como MameUI), mais fácil de mexer.
  2. A rom do jogo.
  3. A bios necessária pela máquina.
  4. Conhecer um pouquinho sobre como configurá-lo.

Aprendendo o básico:

Configurar o MameUI não é complicado. Abra o emulador clicando no executável “MameUI32.exe” (ou MameUI64.exe, dependendo do seu Windows). Em Options > Directories você pode inserir o diretório aonde estão as roms e bios, ou usar a própria pasta “roms” que vem no emulador. A aba Available na parte esquerda mostrará todos os jogos disponíveis que o emulador encontrou (se não aparecer, aperte F5 pra atualizar a busca).

Ao clicar no nome de um jogo, o mesmo será aberto. Aperte a tecla TAB pra abrir o menu de configurações do jogo. Nela existe a função Input (this game), que é aonde se configura os comandos pro jogo (pode ser teclado ou controle, caso tenha um no seu PC).

Existem muitas outras opções no emulador, mas estas básicas descritas acima serão o suficiente pra começar a rodar um jogo.

 Observações importantes:

  • Ao baixar uma rom, verifique se é o set principal, geralmente a versão (World).
  • Algumas roms precisam da bios da máquina para rodar. Baixe a bios necessária e coloque na mesma pasta das roms para o Mame reconhecer.

Site oficial: mamedev.org
Site da versão com interface pro Windows: http://www.mameui.info/
Site com roms e bios do Mame: www.planetemu.net

Qualquer dúvida ou sugestão, comentem. Témais!