Atualizado em 09:11

Com 153 anos, Porto Nacional mostra potencial para o agronegócio



O município guarda estruturas construídas ainda no século XIX.
Atualmente é a região com maior produção de grãos do Tocantins.

Mais de 150 anos de emancipação são comemorados pela população de Porto Nacional neste domingo (13). O município que fica a cerca de 60 km de Palmas, guarda relatos de cultura pelas ruas do centro histórico com estruturas construídas ainda no século XIX. Além disso a cidade tem os olhos voltados para o desenvolvimento econômico focado na produção de grãos, que atualmente é a maior do Tocantins.

catedral-nossa-senhora-merces-porto-nacional-tocantins

A Catedral Nossa Senhora das Mercês é um dos pontos turísticos de Porto Nacional
(Foto: Vilma Nascimento/ G1)

A chegada dos padres e irmãs dominicanas à Porto Nacional por volta de 1950 foi um salto para o desenvolvimento da cidade. Eles construíram a escola Sagrado Coração de Jesus, que é referência de educação no município, fator que foi fundamental para a chegada de novos moradores.

Como conta o jurista Getúlio Alves Matos, de 72 anos, natural de Porto Nacional “Naquela época toda a transmissão de conhecimento passava pela igreja e eles educavam a pessoas do ponto de vista espiritual. E por extensão prestavam assistência à saúde da população. E isso atraía mais pessoas em busca da educação de qualidade e dessa ajuda na saúde.”

Às margens do Rio Tocantins, Porto Nacional já foi o centro de exportação dos minérios encontrados na região de Monte do Carmo, já que a única forma de transporte era marítima. Com o fim das minas de ouro a cidade tem uma forte influência no agronegócio, principalmente na produção de grãos. A estimava feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de que 587 mil toneladas sejam produzidas em 2014.

As terras férteis e a proximidade com a BR-153 são atrativos da região para empresas e produtores, como afirma o secretário municipal de indústria e comércio, Luso Albateno. “Em termos de infraestrutura, em termos de educação, em termos de lazer e em termos de potencial de desenvolvimento econômico e é por isso que temos grandes empreendimentos aqui.”

producao-graos-porto-nacional-tocantins

Produção de grãos em Porto Nacional é a maior do Tocantins (Foto: Vilma Nascimento/ G1)

Com mais de 50 mil habitantes, Porto Nacional comemora 153 anos de emancipação política. Mas são séculos de história que estão imortalizados na Catedral Nossa Senhora das Mercês, monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2008 junto com 250 casas do centro histórico.

G1