Aves traficadas para Goiás são resgatadas e devolvidas para o Tocantins



Elas foram encontradas em uma casa em GO durante operação da PM.
Pássaros receberão cuidados e serão soltos em 4 regiões do Tocantins.

aves-tocantins

Aves foram encontradas em uma casa em Aparecida de Goiânia e seriam comercializadas em Goiás
(Foto: Valério Zelaya/Prefeitura de Palmas)

Ao todo, 101 papagaios, 20 araras Canindé e 17 periquitos que tinham sido traficados para Goiás foram resgatados e devolvidos para o Tocantins. As aves estavam em uma casa em Aparecida de Goiânia e seriam comercializadas no estado. Elas foram descobertas durante uma operação de combate ao tráfico de drogas da Polícia Militar.

A PM chegou ao local após uma denúncia anônima. Após tomar conhecimento da operação, o Centro de Triagem de Animais Silvestre do Tocantins (Cetas) entrou em contato com o mesmo órgão em Goiás e constatou que os pássaros eram de origem tocantinense.

Os pássaros chegaram no estado na última terça-feira (15) com o apoio da Guarda Metropolitana e do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins). De acordo com o gerente da guarda, Heleno de Freitas, os animais serão reinseridos aos poucos na natureza. “Eles serão reinseridos aos poucos na natureza, em locais seguros, onde serão alimentados e monitorados até voltarem gradativamente ao seu habitat natural”, explicou.

Os animais serão soltos em quatro regiões do Tocantins onde possuem poucas espécies. A prefeitura informou que outras 49 espécies já foram devolvidas ao meio ambiente durante o retorno das aves para Palmas.

G1 Tocantins